quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

crescer pode ser divertido, interessante e assustador;



acho que cheguei a essa conclusão. não porque cresci tudo o que já deveria (seria uma GRANDE ilusão se achasse), mas por sacar alguns acontecimentos que te fazem quebrar a cara. não sempre de maneira negativa, para ser bem clara.
crescer é quando você começa a saber distinguir o certo do errado, o estúpido do que faz melhor sentido. é quando você abandona seus medos infantis e sai com a cara e a coragem, quando você resolve correr atrás dos seus sonhos sabendo que entrou no desafio para realizá-los custe o que custar. é quando você descobre que sua família não é tão perfeita quanto parecia há alguns anos atrás, mas o amor só cresce independentemente disso. ou quando você percebe que seus pais também envelhecem.
não mencionei o quanto crescer também pode ser doloroso, mas gratificante, não é ?! pois é... levar porradas da vida te mostra que a sua verdade não é a verdade universal. e que a verdade universal não existe. ah sim, crescer também pode ser confuso.
crescer exige uma sabedoria absurda. temos de saber quando falar, quando calar, quando cair e levantar e sorrir sempre. mesmo que aquela porrada que levou tenha te tirado alguns dentes. a marca da batalha mostra o quão forte você foi para se levantar e começar tudo de novo. recomeçar é a sabedoria que deveria vir de fábrica.
e crescer não é saber que é preciso saber dar valor às coisas simples e essenciais, e sim como aplicar esse conhecimento. crescer é perder para dar valor ou descobrir antes o quanto dar o valor necessário antes de perder. é ter consciência de que o sol nasce para todos, mas nem todos o conseguem ver; é perceber que a lua segue todos, mas nem todos querem sua companhia. é saber que oportunidades existem para todos, mas talvez você esteja disperso demais para percebê-la procurando coisas desnecessárias.
é quando você deixa de achar que a grama sempre está mais verde do outro lado da rua e enxerga que cultivar amores e amizades muitas vezes desgasta, mas traz recompensas incríveis: um ombro pra chorar, uma risada pra alegrar, um confessionário, um ouvido, um ouvidor e saber que nunca estará sozinho no mundo.




crescer pode ser muito legal quando você consegue alcançar aquele armário que nunca conseguiu, mas é melhor ainda quando você alcança o patamar da maturidade e percebe que os números são apenas números.