domingo, 20 de abril de 2008

ser ou não ser

há um tempo atrás divulgaram muitos casos de anorexia, bulimia e outros distúrbios alimentares que são muito sérios, por sinal. a culpa maior é da mídia que estereotipa as modelos com o padrão europeu: altas e magras.
a conseqüência disso aparece principalmente em países em que o padrão corporal é outro, como aqui no Brasil. em um país em que a maioria das mulheres têm seios mais avantajados e quadris mais largos é bem irônico querer uma uniformidade distante da realidade. meninas brasileiras que sonham ser uma gisele bundchen da vida sofrem para atingir o padrão necessário e muitas vezes sofrem caladas.
o mundo da moda pode ser cruel, inclusive para meninos. e é difícil pensar que muitas pessoas querem chegar a um 'padrão' que beira a subnutrição enquanto milhares de crianças brigam por um pouco de comida e estão muito longe de ser consideradas saudáveis não por opção.
a lei criada por um deputado de santa catarina que barra modelos com o índice de massa corporal inferior a 18,5 em desfiles pode ser útil para uma maioria que tem um magreza exagerada por 'opção';


post para o site Tudo de Blog da Capricho;